Homem que matou os quatro filhos recebe pena de 175 anos
O réu David da Silva Lemos, de 31 anos, foi condenado nesta quarta-feira (15) a 175 anos de prisão pelo assassinato brutal dos quatro filhos, em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O crime ocorreu em 13 de dezembro de 2022, no bairro Piratini, e chocou o Estado pela crueldade.
Durante o julgamento, o Ministério Público apontou que o réu matou os filhos — Yasmin (11), Donavan (8), Giovanna (6) e Kimberlly (3) — como forma de vingança contra a ex-companheira. Três das crianças foram mortas a facadas e uma por asfixia. Todas teriam sido dopadas com medicamentos antes de serem mortas, uma a uma.
Máximo de 40 anos
A pena imposta, uma das mais severas já aplicadas no Rio Grande do Sul, reconheceu as qualificadoras de motivo torpe, meio cruel, uso de asfixia e o fato de as vítimas serem menores de 14 anos. O julgamento durou dois dias.
Porém, no Brasil, uma pessoa só pode ficar presa por até 40 anos, de acordo com a Lei 13.964 de 2019, conhecida como Pacote Anticrime. Anteriormente, o limite era de 30 anos.
Se cumprir a pena até o final, David da Silva Lemos sairá da cadeia com 71 anos de idade.