Auxílio Reconstrução

Governo federal aponta problemas de cadastro em mais de 110 mil pedidos

Redação

Publicado terça-feira, 23/07/2024, às 09:14

Compartilhar

O governo federal identificou irregularidades em cadastros de 115.765 famílias para o Auxílio Reconstrução de R$ 5.100 e disse que encaminhou às prefeituras gaúchas, nessa segunda-feira (22), a listagem com os principais problemas.

🟣 Siga nosso perfil no Instagram
🟢 Siga nosso canal no Whatsapp

Em Porto Alegre, 1.714 famílias usaram o endereço da prefeitura no cadastro, enquanto em Guaíba, 320 registros também apontaram o endereço da sede do Poder Executivo municipal.

Esses cadastros precisam ser individualizados pelas prefeituras para garantir a veracidade das informações e a correta liberação do benefício, conforme ressaltou o ministro extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta (PT).

“Não é possível que a gente possa pagar um benefício para uma família que aparece o seu endereço do cadastro da prefeitura como a própria prefeitura”, afirmou Pimenta ao portal GZH.

Mudança

Uma nova aba no sistema federal permitirá o uso de unidades consumidoras de energia para individualizar cadastros, especialmente em áreas rurais sem numeração.

O Auxílio Reconstrução é destinado a famílias afetadas por enchentes ou deslizamentos em municípios em estado de calamidade ou emergência, independentemente de renda.

Até agora, a Caixa processou R$ 1,6 bilhão em pagamentos para cerca de 346 mil famílias no Rio Grande do Sul, conforme apuração de GZH.

Colabore com o jornalismo independente

Para doar qualquer valor, a nossa chave pix é o e-mail [email protected].

© Significa Comunicação Digital / 2019-2023

bravo