Meios de pagamento

Governo estadual destaca nova regra para notas fiscais

Redação

Publicado terça-feira, 30/01/2024, às 21:24

Compartilhar

Desde 1º de janeiro de 2024, entrou em vigor no Rio Grande do Sul uma mudança significativa na emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) em vendas presenciais. Agora, é obrigatório que a NFC-e seja emitida automaticamente e de forma integrada aos meios de pagamento.

🟣 Siga nosso perfil no Instagram
🟢 Siga nosso canal no Whatsapp

Essa medida, fundamentada na legislação tributária, visa simplificar operações, garantir a conformidade fiscal e promover a competição justa entre os contribuintes. A Receita Estadual está alertando as empresas sobre possíveis irregularidades e incentivando a adaptação rápida aos novos requisitos.

Multas

A não conformidade pode resultar em ações fiscais, incluindo auditorias e multas. Empresas que não se adequarem podem ser multadas em até R$ 7.772,91 por equipamento, por mês de uso irregular, conforme previsto na legislação vigente.

A transição para essa nova regra começou em abril de 2023 para grandes estabelecimentos, como supermercados, hipermercados e minimercados.

Ao longo de 2023, outros setores e faixas de faturamento foram incluídos, como bares e restaurantes.

A partir de 2024, a integração passou a ser obrigatória para todos os estabelecimentos em todas as transações presenciais realizadas por meio de cartões de débito, crédito, pix e outros instrumentos eletrônicos de pagamento.

As informações são do governo do Estado.

Compartilhar

Colabore com o jornalismo independente

Para doar qualquer valor, a nossa chave pix é o e-mail [email protected].

© Significa Comunicação Digital / 2019-2023

bravo