A sudeste da cidade

Governo de Venâncio diz ter encontrado suspeito de gerar fedor

Redação

Publicado sexta-feira, 29/12/2023, às 19:02

Compartilhar

A fiscalização ambiental da prefeitura de Venâncio Aires disse, nesta sexta-feira (29), que encontrou o que pode ser a origem do péssimo cheiro que tomou conta da cidade em alguns dias desta semana. O mesmo fedor havia sido sentido várias vezes nos últimos meses, mas apenas nessa quarta-feira (27) o governo municipal anunciou que iria tentar localizar o responsável. E o suposto causador foi encontrado menos de 24 horas depois.

🟣 Siga nosso perfil no Instagram
🟢 Siga nosso canal no Whatsapp

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Nilson Lehmen (MDB), uma das possíveis causas identificadas seria a utilização de biofertilizante em uma lavoura localizada em Linha Ponte Queimada, na zona rural do Município.

Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) biofertilizante é a mistura de ingredientes como terra de mata, composto orgânico ou esterco; farelo de arroz ou algodão; farelo de mamona; farinha de ossos; resíduo de sementes; cinzas; rapadura ou açúcar mascavo; amido de mandioca e água.

O produtor rural foi orientado pela fiscalização de Meio Ambiente acerca do correto manuseio deste tipo de adubagem natural. Conforme o secretário, embora o produto tenha muitos benefícios ambientais em comparação aos fertilizantes de origem fóssil, necessita de cuidados para que o odor não avance para áreas urbanas.

Sem respostas

A fiscalização notificou o agricultor para que as devidas providências sejam tomadas. O governo local não informou quais providências devem ser adotadas pelo produtor rural, bem como se o mesmo cheiro de carniça e fezes que se espalhou pela área urbana da Capital do Chimarrão foi sentido quando a fiscalização chegou na propriedade.

Além da área rural do Município, os bairros Coronel Brito, Brígida e Morsch também foram fiscalizados. Nossa reportagem questionou se algo suspeito nestes bairros foi localizado e se a estação de tratamento de esgoto da Aegea foi verificada, mas não houve resposta por parte do governo Jarbas da Rosa (PDT).

Biruta

Linha Ponte Queimada fica a sudeste da zona urbana de Venâncio Aires, de onde raramente o vento sopra. Se a fragrância de estrume revirado se espalhar novamente pela Capital do Chimarrão nos próximos dias, é porque a prefeitura errou de suspeito.

Em um dos episódios de mau cheiro neste ano, o governo municipal lançou a tese de que o péssimo odor era resultado do vento vindo do quadrante norte. Como Linha Ponte Queimada fica a sudeste da área urbana, logicamente, não há possibilidade da nuvem de fedor visitar o centro da cidade em dias de vento soprando de norte. A não ser que exista mais de um causador do mesmo tipo de mau cheiro.

Colabore com o jornalismo independente

Para doar qualquer valor, a nossa chave pix é o e-mail [email protected].

© Significa Comunicação Digital / 2019-2023

bravo