Governo de Venâncio Aires restringe divulgação de dados da pandemia
O governo de Venâncio Aires anunciou nesta segunda-feira (14) que não vai mais divulgar diariamente os dados epidemiológicos da covid, mas somente às segundas e quintas-feiras. Conforme a Organização Mundial da Saúde, a doença ainda é considerada pandemia, mesmo status atribuído pelo Ministério da Saúde do Brasil.
Cidades gaúchas do mesmo porte de Venâncio continuam anunciando diariamente os dados epidemiológicos. Em março de 2021, o Supremo Tribunal Federal decidiu por unanimidade que o governo federal e o governo do Distrito Federal, que ensaiavam omitir dados da pandemia na época, deveriam divulgar as informações diariamente e com o máximo de detalhes.
Para o relator no Supremo, ministro Alexandre de Moraes, a abrupta interrupção da coleta e divulgação dos dados caracteriza ofensa a preceitos fundamentais da Constituição Federal, “nomeadamente o acesso à informação, os princípios da publicidade/transparência da Administração Pública e o direito à saúde”. Os estados e o governo federal seguem divulgando diariamente os dados.
Carnaval e pandemia
Depois do Carnaval, Venâncio Aires empacou na casa de 16 novos contágios por covid a cada dia, em média. Já são 12 dias neste patamar, que quebrou uma série de 35 dias de queda consistente.
Na sexta-feira (11) dois moradores estavam hospitalizados; nesta segunda são quatro. Santa Cruz, com quase o dobro da população, tem dois hospitalizados hoje.