Governo de Venâncio Aires inicia limpeza de sangas

📸 Gov. Venâncio Aires/arquivo
A prefeitura de Venâncio Aires disse que começou, nesta terça-feira (18), a limpeza de sangas e canais de drenagem, por meio do programa Desassorear RS, do governo estadual. A iniciativa, colocada em prática dez meses depois da enchente histórica de maio de 2024, busca desobstruir e limpar o Arroio Castelhano, sistemas de escoamento de água da chuva e cursos d’água impactados pelas enchentes.
O primeiro ponto a receber os trabalhos foi a Sanga do Cambará. Segundo a prefeitura, serão realizados serviços em 17 quilômetros de sangas e no Arroio Castelhano. “É um trabalho que já estava programado e seguirá ao longo do próximo mês, visando evitar alagamentos e melhorar o fluxo da água”, destacou o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), três dias depois da Capital do Chimarrão virar piscina de lodo.
Precinho
O Município recebeu R$ 646 mil para a execução dos trabalhos, que incluem a limpeza de 4.958 metros de sangas na área urbana e mais 12,5 mil metros do Arroio Castelhano, totalizando 43 pontos de intervenção.
Para se ter uma ideia do quanto é barato fazer essa intervenção, bastaria a prefeitura de Venâncio Aires ficar dois anos sem comer guloseimas com dinheiro público que já poderia bancar a intervenção sem esperar a ajuda do governo do Estado.
Em uma comparação menos gastronômica, esse valor (R$ 646 mil) equivale a aproximadamente 0,15% do orçamento do Município para 2025.
Enchentes
O programa Desassorear RS atende municípios que enfrentaram enchentes nos últimos dois anos.
Entre os trechos contemplados em Venâncio estão:
- Trecho da Sanga do Cambará, início na ponte na rua Pedro Grünhauser
- Sanga sem denominação que inicia na rua Berlim da Cruz – bairro Morsch
- Sanga sem denominação próxima à quadra 575 do bairro Morsch
- Sanga sem denominação, próxima a avenida Ruperti Filho – bairro União
- Sanga sem denominação que inicia na rua Silveira Martins – bairro União
- Arroio Castelhano em toda sua extensão urbana