Governo de Santa Cruz do Sul assina aditivo com a Corsan
A prefeitura de Santa Cruz do Sul assinou na tarde desta quinta-feira (31) o termo aditivo com a Corsan. Hoje era o prazo final estabelecido para adesão ao Novo Marco Regulatório do Saneamento.
O governo santa-cruzense optou pela manutenção do contrato firmado com a Corsan em 2014 e com validade de 40 anos, complementando-o com o termo aditivo que contempla as metas de universalização da água e de tratamento de esgoto.
O Novo Marco Regulatório prevê o estabelecimento de água potável a 99% da população e a oferta de serviços de coleta e tratamento de esgoto a 90% dos brasileiros até 2033. O termo aditivo negociado entre prefeitura e Corsan prevê investimentos de R$ 472 milhões em ações para o atingimento das metas.
O presidente da Corsan, Roberto Barbuti, enfatizou que a proporção de investimentos em relação à receita é a maior entre os municípios que aderiram à proposta.
A afirmação é compatível com o estado da rede de abastecimento de Santa Cruz, bastante degradada. Quase toda semana a população passa por falta de água em alguns bairros, causada por rompimento dos dutos.