Nascidos em janeiro

Governo começa a pagar hoje o FGTS de até R$ 1.000

Redação

Publicado quarta-feira, 20/04/2022, às 08:40

Compartilhar

???? Marcelo Camargo/Agência Brasil

Trabalhadores nascidos em janeiro poderão, a partir desta quarta-feira (20), fazer o saque extraordinário de até R$ 1 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os demais seguem o calendário, conforme imagem mais abaixo.

O pagamento vai até 15 de junho, de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. A retirada será possível até o dia 15 de dezembro, por meio do aplicativo Caixa Tem, o mesmo usado para creditar o Auxílio Emergencial, disponível em sistemas Android e iOS.

???? Caixa

 

Qualquer pessoa que tiver conta vinculada do FGTS, ativa ou inativa, poderá sacar, desde que tenha saldo disponível nestas contas. Quem contratou empréstimos de antecipação do FGTS, por exemplo, tem o saldo bloqueado como garantia da operação de crédito e, portanto, o valor não estará disponível para o saque extraordinário.

Se o titular possuir mais de uma conta do FGTS, o saque é feito na seguinte ordem: primeiro, as contas relativas a contratos de trabalho extintos, com início pela conta que tiver o menor saldo; em seguida, as demais contas vinculadas, com início pela conta que tiver o menor saldo.

Como sacar

O dinheiro vai ser disponibilizado automaticamente na conta digital do trabalhador, operada pelo aplicativa Caixa Tem. Se o beneficiário não tiver uma conta no Caixa Tem, a Caixa vai abrir uma em nome do trabalhador automaticamente.

Após o crédito dos valores na conta poupança social digital, já será possível pagar boletos e contas ou utilizar o cartão de débito virtual e QR code para fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos, por meio do aplicativo Caixa Tem.

No entanto, há casos nos quais o cidadão terá de fazer a solicitação. Esse pedido é feito pelo aplicativo FGTS.

Como consultar

Pelo aplicativo FGTS (atualizado), siga os passos.

  • Entre no aplicativo e informe CPF e senha
  • Se houver fila de espera virtual, aguarde alguns minutos
  • Na tela inicial, vá em “Saque Extraordinário”
  • Na próxima tela, aparecerá o valor que será liberado, a data de pagamento e a conta de depósito no caso de quem tem direito ao saque automático
  • Clique em “Ver contas FGTS liberadas” para saber de quais contas o dinheiro sairá
  • Se o pagamento não for automático, vá em “Solicitar saque”

E quem não quer

O saque é opcional. Se o trabalhador não tiver interesse, pode indicar que não deseja receber. Nesse caso, ele deverá acessar o aplicativo FGTS ou se dirigir a uma das agências do banco para informar que não quer receber o crédito.

Após a realização do crédito na Conta Poupança Social Digital, o trabalhador pode, ainda assim, optar por desfazer o crédito automático, por meio dos mesmos canais, até o dia 10 de novembro.

Caso o crédito dos valores tenha sido feito na Poupança Social Digital do trabalhador e essa conta não seja movimentada até 15 de dezembro, os recursos serão retornados à conta do FGTS, corrigidos.

Golpes

Na página especial sobre o saque extraordinário, na internet, a Caixa ressalta que não envia mensagens com solicitação de senhas, dados ou informações pessoais. Também não envia links ou pede confirmação de dispositivo ou acesso à conta por e-mail, SMS ou WhatsApp.

Fontes: Caixa, G1 e Folha de S. Paulo.


???? Clique aqui e receba notícias grátis pelo Telegram

???? Clique aqui e siga nossas redes sociais

Compartilhar

Colabore com o jornalismo independente

Para doar qualquer valor, a nossa chave pix é o e-mail [email protected].

© Significa Comunicação Digital / 2019-2023

bravo