Governo começa a pagar hoje o FGTS de até R$ 1.000
???? Marcelo Camargo/Agência Brasil
Trabalhadores nascidos em janeiro poderão, a partir desta quarta-feira (20), fazer o saque extraordinário de até R$ 1 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os demais seguem o calendário, conforme imagem mais abaixo.
O pagamento vai até 15 de junho, de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. A retirada será possível até o dia 15 de dezembro, por meio do aplicativo Caixa Tem, o mesmo usado para creditar o Auxílio Emergencial, disponível em sistemas Android e iOS.
Qualquer pessoa que tiver conta vinculada do FGTS, ativa ou inativa, poderá sacar, desde que tenha saldo disponível nestas contas. Quem contratou empréstimos de antecipação do FGTS, por exemplo, tem o saldo bloqueado como garantia da operação de crédito e, portanto, o valor não estará disponível para o saque extraordinário.
Se o titular possuir mais de uma conta do FGTS, o saque é feito na seguinte ordem: primeiro, as contas relativas a contratos de trabalho extintos, com início pela conta que tiver o menor saldo; em seguida, as demais contas vinculadas, com início pela conta que tiver o menor saldo.
Como sacar
O dinheiro vai ser disponibilizado automaticamente na conta digital do trabalhador, operada pelo aplicativa Caixa Tem. Se o beneficiário não tiver uma conta no Caixa Tem, a Caixa vai abrir uma em nome do trabalhador automaticamente.
Após o crédito dos valores na conta poupança social digital, já será possível pagar boletos e contas ou utilizar o cartão de débito virtual e QR code para fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos, por meio do aplicativo Caixa Tem.
No entanto, há casos nos quais o cidadão terá de fazer a solicitação. Esse pedido é feito pelo aplicativo FGTS.
Como consultar
Pelo aplicativo FGTS (atualizado), siga os passos.
- Entre no aplicativo e informe CPF e senha
- Se houver fila de espera virtual, aguarde alguns minutos
- Na tela inicial, vá em “Saque Extraordinário”
- Na próxima tela, aparecerá o valor que será liberado, a data de pagamento e a conta de depósito no caso de quem tem direito ao saque automático
- Clique em “Ver contas FGTS liberadas” para saber de quais contas o dinheiro sairá
- Se o pagamento não for automático, vá em “Solicitar saque”
E quem não quer
O saque é opcional. Se o trabalhador não tiver interesse, pode indicar que não deseja receber. Nesse caso, ele deverá acessar o aplicativo FGTS ou se dirigir a uma das agências do banco para informar que não quer receber o crédito.
Após a realização do crédito na Conta Poupança Social Digital, o trabalhador pode, ainda assim, optar por desfazer o crédito automático, por meio dos mesmos canais, até o dia 10 de novembro.
Caso o crédito dos valores tenha sido feito na Poupança Social Digital do trabalhador e essa conta não seja movimentada até 15 de dezembro, os recursos serão retornados à conta do FGTS, corrigidos.
Golpes
Na página especial sobre o saque extraordinário, na internet, a Caixa ressalta que não envia mensagens com solicitação de senhas, dados ou informações pessoais. Também não envia links ou pede confirmação de dispositivo ou acesso à conta por e-mail, SMS ou WhatsApp.
Fontes: Caixa, G1 e Folha de S. Paulo.