Governador pede estudo para liberar máscaras no Estado
Enquanto isto, governo gaúcho sofre nova derrota na Justiça, e máscaras continuam obrigatórias para crianças de 3 a 11 anos
De Nova Iorque, o governador do Rio Grande do Sul disse à Rádio Guaíba, nesta terça-feira (8), que fez uma solicitação ao Comitê Científico do Estado para que analise a possibilidade do fim da obrigatoriedade do uso de máscaras no RS.
No entendimento de Eduardo Leite (PSDB), com o avanço da vacinação e um menor número de internações, o momento sanitário permite esse passo.
Por outro lado, o desembargador Leonel Pires Ohlweiler, da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), negou recurso do Estado do Rio Grande do Sul e manteve a decisão liminar de primeira instância, mantendo o uso de máscara por crianças de 3 a 11 anos.
O magistrado alegou que uma lei federal veda políticas públicas de enfrentamento à pandemia menos restritivas do que as adotadas pela União. O mérito da ação ainda precisa ser julgado pelo TJRS.
Sem alertas
O Gabinete de Crise decidiu, nesta terça, retirar todos os Alertas e emitir Avisos para todas as regiões de saúde do Estado no sistema 3As de monitoramento da pandemia. A decisão, que tem pouco efeito prático no dia a dia da população, levou em conta a queda de casos e a diminuição no número de hospitalizações.