Frente fria derruba temperaturas no Rio Grande do Sul
A última semana de maio e o início de junho devem marcar a chegada do frio mais intenso no Rio Grande do Sul neste ano. Segundo a Climatempo, uma nova massa de ar polar atingirá o Estado nos próximos dias, com potencial para derrubar as temperaturas e provocar fenômenos típicos do inverno, como geada e até possibilidade de neve.
De acordo com a previsão, esta será a primeira onda de frio significativa de 2025 no RS. Há expectativa de que os termômetros fiquem abaixo de 0°C, inclusive em regiões onde o frio costuma ser menos rigoroso.
A geada poderá se espalhar de forma abrangente pelo território gaúcho. A combinação do ar frio com a formação de um possível ciclone extratropical no oceano pode criar condições para ocorrência de neve, embora a chance ainda seja considerada remota.
Frio prolongado
O meteorologista Daniel Caetano, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), destaca que o frio previsto não deve ser extremo, mas será prolongado. As mínimas devem ficar em torno de 7°C e 8°C entre os dias 29 e 31 de maio, com tendência de vários dias seguidos com temperaturas abaixo de 10°C nas manhãs.
Antes da chegada da massa polar, uma frente fria trará chuva intensa entre o fim da noite deste sábado (24) e quarta-feira (28). Após esse período chuvoso, o ar frio avança pelo Estado, começando pela região da Campanha, e atinge todas as regiões gaúchas.
A expectativa é de manhãs frias e tardes com temperaturas mais agradáveis e pouca nebulosidade.