Feriado em 11 de maio volta a tramitar na Câmara
📸 Richard Dettenborn/arquivo
O projeto de lei para retomar o feriado de 11 de maio, dia da emancipação política de Venâncio Aires, foi protocolado novamente na Câmara de Vereadores.
O autor do projeto, Benildo Soares (Republicanos), propõe que o feriado retorne para a data de aniversário da cidade, em vez de permanecer em 25 de julho, Dia do Colono e Motorista.
🟣 Siga nosso perfil no Instagram
🟢 Siga nosso canal no Whatsapp
Benildo Soares já havia apresentado a proposta anteriormente, mas retirou ao perceber que não seria aprovada. A mudança tem gerado debates, mas pesquisas indicam que a maior parte da população prefere o feriado em 11 de maio.
O vereador justifica a proposta com base em uma pesquisa realizada durante a 16ª Festa Nacional do Chimarrão, na qual 92,8% dos participantes aprovaram a mudança do feriado para 11 de maio.
Poderia abrir em feriado
Alguns empresários são contra a mudança devido à proximidade com o feriado do Dia das Mães. E lojas fechadas no feriado significam, segundo eles, menos vendas em uma data importante para o setor.
Em sua justificativa para retomar o feriado em 11 de maio, o vereador Benildo Soares lembra que em 2023 foi aprovada uma lei que permite aos comerciantes a livre fixação de horário de atendimento no comércio em feriados e finais de semana. Neste ano de 2024 o dia 11 de maio cai em um sábado e, no ano que vem, em um domingo.
O projeto de lei será analisado pelo jurídico da Câmara antes de ir para votação dos vereadores. Ele consta na pauta desta segunda-feira (1º) para leitura em plenário, mas não para ser votado.