Estado começa a distribuir primeiras 356 mil vacinas contra a gripe

📸 Walterson Rosa/MS
O governo do Estado começou, nesta quarta-feira (26), a distribuição do primeiro lote de vacinas contra a gripe (influenza) desta temporada, com 356 mil doses. O início oficial da campanha está programado para o dia 7 de abril, mas os municípios podem dar início à vacinação assim que receberem as unidades.
Ao todo, o público-alvo da estratégia no Rio Grande do Sul é composto por mais de 5,3 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, selecionados pelo Ministério da Saúde por serem de maior risco de agravamento ou de maior exposição.
Uma das novidades a partir deste ano é a inclusão da vacina da gripe no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), tornando permanente a proteção para esses públicos. Ou seja, a vacinação a esses públicos fica disponível ao longo do ano todo (a partir da chegada das doses).
Outros grupos continuarão a receber o imunizante em estratégias especiais, incluindo profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.
Grupos prioritários
- Crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias): 830.039
- Gestantes (qualquer período gestacional): 90.731
- Idosos (a partir dos 60 anos de idade): 2.314.385
- Trabalhadores da saúde: 453.057
- Puérperas (até 45 dias após o parto): 14.915
- Professores dos ensinos básico e superior: 153.385
- Povos indígenas: 41.091
- Pessoas em situação de rua: 4.128
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento: 28.178
- Profissionais das Forças Armadas: 38.899
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade): 665.072
- Pessoas com deficiência permanente: 464.668
- Caminhoneiros: 128.564
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso): 29.034
- Trabalhadores portuários: 4.051
- Trabalhadores dos Correios: 5.347
- Funcionários do sistema de privação de liberdade: 6.745
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos): 34.948
Meta
A meta é vacinar 90% das gestantes, crianças e idosos. Para os demais grupos que serão vacinados na estratégia especial, não é estipulado uma meta, visto que o número de pessoas é um valor estimado.
Apesar da vacina passar a ficar disponível durante todo o ano nas unidades de saúde, a recomendação é que a população alvo busque se vacinar o quanto antes, preferencialmente antes do inverno, época de maior transmissibilidade de vírus respiratórios.
Distribuição
Esse primeiro lote de 356 mil doses está disponível para retirada, desde esta quarta-feira, pelas Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) na Central Estadual de Abastecimento e Distribuição de Imunobiológicos, em Porto Alegre.
Após a chegada nas CRS, as doses serão distribuídas aos municípios, com exceção da parte destinada à capital.
ℹ️ Gov. RS.