Estado antecipa vacinação infantil contra a gripe e sarampo
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) decidiu antecipar para a próxima segunda-feira (25), o inÃcio da vacinação das crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade contra a influenza (gripe) e contra o sarampo. No sábado seguinte, dia 30 de abril, será o Dia D, com a abertura extraordinária dos postos para a aplicação das doses.
Esse grupo iria começar a estratégia somente em 3 de maio, mas o inÃcio foi antecipado devido à crescente demanda em atendimentos de urgência pediátrica na rede de saúde por quadros clÃnicos respiratórios. A meta é vacinar 90% das crianças dentro da faixa etária.
Nos últimos dias, a busca por atendimento médico para crianças vem lotando alas infantis de hospitais em Porto Alegre. Nessa terça-feira (19), pelo menos quatro instituições de saúde da Capital estavam com suas alas pediátricas lotadas.
A vacinação segue aberta para os grupos dos idosos e trabalhadores da saúde, que começaram a ser imunizados em 4 de abril. Para este público, o Ãndice de vacinação não chegou a 30% no Estado. No próximo sábado, Venâncio Aires terá um mutirão no centro da cidade para imunizar estes grupos, além de oferecer vacina contra a covid para pessoas a partir dos 12 anos de idade.
Esquema de doses
Caso a criança esteja fazendo este ano pela primeira vez a vacinação contra a influenza, ela deverá fazer duas doses, com 30 dias de intervalo entre elas. Se ela já fez a vacina da gripe em algum outro ano, o esquema é de dose única, assim como é para as demais idades. A vacinação contra a influenza e contra o sarampo (vacina trÃplice viral) pode ocorrer no mesmo momento.
Sarampo
A vacinação contra o sarampo já faz parte das doses de rotina, ou seja, que ficam disponÃveis nos postos durante todo o ano, mesmo fora de épocas de campanha, que tem por objetivo aumentar a cobertura vacinal na população e, assim, evitar surtos.
A vacina é aplicada em duas doses: a primeira, tomada com um ano de idade e a segunda, com 15 meses. As duas na forma da trÃplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).