Em Venâncio, governo federal corta quase 300 benefícios do Bolsa Família

📸 Roberta Aline/MDS
A prefeitura de Venâncio Aires está intensificando a fiscalização no programa Bolsa Família e identificou 289 cadastros que já não podem mais fazer parte do programa. Com isso, o governo federal cortou o benefício para estas famílias. A fiscalização constante por parte das prefeituras é uma regra antiga do Bolsa Família.
Desde novembro de 2024 (um mês depois das eleições), a prefeitura realiza visitas domiciliares para checar a veracidade das informações fornecidas no Cadastro Único. Após a confirmação dos dados, o Município envia as respostas ao governo federal para que sejam tomadas as providências necessárias, explicou a secretária de Habitação e Desenvolvimento Social, Camilla Capelão (Republicanos).
Além das fiscalizações, a administração municipal também está promovendo cursos de qualificação profissional por meio do programa ‘Qualifica Venâncio’, visando reduzir a dependência do benefício social.
Atualmente, 3.090 famílias são atendidas pelo programa na cidade, com um valor médio de R$ 673,62 por benefício, segundo a prefeitura.
O governo municipal garante que as famílias que realmente necessitam não serão prejudicadas e seguirá com mutirões de averiguação para coibir novas irregularidades.
ℹ️ Gov. Venâncio Aires e Gov. BR.