Em sucessivos recordes, média de novos casos aumenta 1.213%
Venâncio Aires registrou nesta quinta-feira 77 novos contágios pelo coronavírus, maior número para um único dia desde 30 de março do ano passado, quando faltaram leitos de UTI na Capital do Chimarrão e pessoas acabaram morrendo na UPA.
Hoje, apesar das dezenas de casos ativos, a situação do hospital é outra (veja mais abaixo), graças à vacinação. Poderia ser melhor se quase 5 mil venâncio-airenses não estivessem com suas doses complementares em atraso.
Explosão
A média móvel de casos novos ficou 1.213% mais alta do que a de 14 dias atrás, um novo recorde desde o início da pandemia. Se este ritmo for mantido, a Capital do Chimarrão vai contabilizar mais de 200 novas contaminações por dia já na semana que vem. Sem contar as inúmeras pessoas sem sintomas ou com sintomas leves que não estão sendo testadas.
Há um mês, Venâncio contabilizava, em média, menos de um caso de covid por dia. Nesta quinta-feira, são 28,1 casos por dia, em média. Levando-se em conta todo o período da pandemia, a média geral é de 17 novos contágios a cada 24 horas no Município.
Boa notícia
A boa notícia que chega nesta quinta-feira é a de que o Hospital São Sebastião Mártir tem menos pacientes em setores covid do que no dia anterior. Eram oito pacientes ontem – entre suspeitos ou confirmados –, e agora são cinco, dos quais três estão em estado grave. O último óbito ocorreu há 34 dias.
Terno presencial cancelado
Inicialmente programado para acontecer com a presença de público no próximo domingo (9), na Travessa São Sebastião Mártir, o 27º Festival de Terno de Reis foi transferido para o dia 16, em novo formato.
Segundo a prefeitura, com o aumento no número de casos de contaminação por coronavírus, a programação será online, pelo Facebook, às 19h. A decisão foi anunciada na tarde de quinta-feira.
Por outro lado, eventos particulares com aglomeração de pessoas continuam permitidos, como bailes e casas noturnas.