De cada três crianças, duas não voltaram para tomar segunda dose
Em Venâncio Aires, de cada três crianças vacinadas contra o coronavírus, duas não retornaram para tomar a segunda dose da vacina pediátrica da Pfizer. Ao todo são 1.206 crianças com a imunização de reforço atrasada, de acordo com números atualizados nesta segunda-feira (21) pela Secretaria Estadual da Saúde.
Na população adulta, o percentual de segundas doses atrasadas é de apenas 5,6%. Entre os adolescentes, o percentual é de 15,9%. A Capital do Chimarrão tem 4.863 pessoas com a ‘dose 2’ em atraso, de acordo com os números estaduais.
De cada quatro moradores de Venâncio, três estão com o esquema vacinal completo, levando-se em conta todas as faixas etárias.
Onde se vacinar
O Posto de Saúde Central é o local exclusivo para vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19. Desde a semana passada, a imunização para esta faixa etária ganhou também horário estendido.
Nas segundas, quartas e sextas-feiras, a aplicação das doses vai até as 18h30. Nas terças e quintas-feiras, encerra às 16h.
A vacinação para o público com 12 anos ou mais segue nos postos de saúde da zona rural e bairros. Na UBS Gressler, ocorre nas segundas, quartas e sextas-feiras entre 9h e 11h e entre 13h30 e 16h. Nas terças e quintas-feiras, das 9h às 11h e das 13h30 às 19h.
Zona rural e bairros
Na ESF Caic, ESF Coronel Brito, ESF Santa Tecla, ESF Macedo e UBS Santa Tecla, a vacinação é das 9h às 11h e das 13h30 às 16h – nas ESFs não são feitas aplicações de vacinas às sextas à tarde.
Nesta semana, a ESF de Vila Mariante não terá aplicação de vacina contra a covid.