Venâncio Aires

Covid cai, mas números seguem longe do menor patamar

Redação

Publicado quinta-feira, 14/04/2022, às 19:52

Compartilhar

O número de casos de covid bateu recorde no dia 27 de janeiro deste ano, quando 181 novos contágios por dia foram registrados, em média, em Venâncio Aires. Era o pico da variante ômicron.

Depois, houve queda vertiginosa até 5 de março, quando a média chegou a 16. No entanto, desde então a queda tem sido tímida. São 40 dias de pequenos repiques nos contágios, que hoje (14) estão em 9,4 por dia, em média.

Em relação à semana passada, houve leve alta, de 30 para 33 contágios, considerando a soma dos quatro dias, de segunda a quinta-feira. Os números são da Secretaria Estadual da Saúde (SES), já que Venâncio Aires é a única das maiores cidades dos vales que não divulga estatísticas da pandemia com regularidade.

Desde o início da vacinação contra a doença, o melhor período da Capital do Chimarrão foi do início de agosto até o Natal do ano passado (linha verde no gráfico abaixo), quando a média móvel de novos casos passou meses entre um e três por dia (pico de seis em outubro).

A UTI covid do hospital da cidade chegou a ficar vazia por dez dias. E ninguém falava em liberar máscaras, nem mesmo ao ar livre.

Hoje o Hospital São Sebastião Mártir abriga dois pacientes com coronavírus na UTI e um em leito de enfermaria. Nos vales do Taquari e Rio Pardo, é o hospital que tem mais contaminados em estado grave, embora o número seja baixo em relação aos piores momentos.

O hospital de Taquari cuida de um paciente com covid em UTI, enquanto Santa Cruz do Sul, Lajeado e Estrela não abrigam nenhum. Os dados são da SES, extraídos do relatório das 18h desta quinta-feira (14).

???? Fonte dos dados: Gov. RS e V. Aires


???? Clique aqui e receba notícias grátis pelo Telegram

???? Clique aqui e siga nossas redes sociais

Compartilhar

Colabore com o jornalismo independente

Para doar qualquer valor, a nossa chave pix é o e-mail [email protected].

© Significa Comunicação Digital / 2019-2023

bravo