Consulta pública sobre novos pedágios inclui audiência em Venâncio
O governo do Rio Grande do Sul abriu nessa segunda-feira (13) uma consulta pública sobre a concessão de rodovias do Bloco 2, que abrange estradas do Vale do Taquari e da região Norte. A população pode enviar sugestões por 30 dias para o e-mail [email protected].
Uma audiência pública ocorrerá em Venâncio Aires no dia 24 de janeiro, às 14h30, no plenário da Câmara de Vereadores. No mesmo dia, às 10h, outra reunião será realizada na Univates, em Lajeado.
O projeto prevê a duplicação de sete estradas, reconstrução de 16 pontes e melhorias no pavimento, com investimento de R$ 1,3 bilhão de dinheiro público e o restante por parte das empresas que cobrarão os pedágios.
A concessão incluirá 24 pórticos de pedágio com cobrança por imagem (sem parar), distribuídos ao longo de 415 quilômetros de rodovias. A previsão é que os leitores estejam instalados a cada 20 quilômetros, com tarifas variadas conforme o trajeto percorrido.
Um destes pontos de cobrança será na RSC-453, em Venâncio, uma das primeiras cidades do Rio Grande do Sul (senão a única) a ter dois locais de cobrança de pedágio em seu território – o outro já está instalado há muitos anos na RSC-287.