Comitiva de Venâncio Aires visita instalações da Aegea Corsan

📸 Willian de Oliveira/divulgação
Uma comitiva de 30 pessoas de Venâncio Aires visitou nessa terça-feira (13) as instalações da Aegea Corsan, em Porto Alegre. No grupo estavam o secretário de Governança Tiago Quintana (PDT), o promotor Pedro Rui da Fontoura Porto, o presidente da Câmara de Vereadores Eduardo Luft (PDT) e os vereadores Nelsoir Battisti (PSD), Everton Dias (PDT) e Nilson Lehmen (MDB).
No laboratório de hidrometria, a engenheira Helena Bencke explicou o funcionamento dos hidrômetros e a importância da manutenção dos equipamentos para evitar desperdícios. Os novos hidrômetros são fonte de reclamações em quase todos os municípios atendidos pela Aegea. “Cobram até o ar que passa por eles”, é a frase mais comum.
No Centro Operacional Integrado, foi demonstrado como o abastecimento de água nos municípios é monitorado 24 horas por dia. A principal dúvida dos vereadores foi sobre os níveis de reservatórios em Venâncio Aires. No entanto, o texto informativo da Aegea que tratou da visita não entrou em detalhes sobre a reservação de água na Capital do Chimarrão.
A comitiva também visitou o Departamento de Análises Laboratoriais, onde são feitas análises completas da qualidade da água. Segundo a coordenadora Juliana Frizzo, foram realizadas mais de 700 mil análises em 2024 e mais de mil referentes a Venâncio Aires em 2025.