Chuva intensa provoca alagamentos e bloqueia a RSC-287
Diversos municípios do Rio Grande do Sul enfrentaram transtornos nesta sexta-feira (9) devido às fortes chuvas registradas desde a noite anterior. Em Santa Maria, no Centro do Estado, foram contabilizados mais de 120 milímetros de precipitação em um período de 12 horas.
A cidade registrou alagamentos em 15 dos seus 40 bairros. A Defesa Civil informou que quatro famílias ficaram desalojadas e duas residências foram destelhadas. No bairro Medianeira, o muro de uma escola cedeu com a força da água.
A situação também afetou o tráfego rodoviário. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar, a RSC-287 precisou ser bloqueada na altura do quilômetro 167, devido ao acúmulo de água sobre a pista, em um trecho mais baixo, improvisado pela Rota de Santa Maria desde a enchente de 2024.
Como alternativa, motoristas que desejam chegar a Santa Maria partindo de Porto Alegre, ou o caminho inverso, devem utilizar a BR-290.
Santa Cruz
Em Santa Cruz do Sul, as fortes chuvas causaram destelhamentos de casas e pontos de alagamento. Uma residência foi atingida pela queda de uma árvore no bairro Faxinal Menino Deus, onde também houve registro de casas invadidas pela água.
Ainda segundo a Defesa Civil local, houve acúmulo de pedras no acostamento no trecho entre o antigo Santuário de Schoenstatt e o trevo do bairro Bom Jesus. Alguns pontos da cidade ficaram sem energia elétrica.
Barro na pista
A RSC-153, entre Vera Cruz e Vale do Sol, também apresentou problemas com galhos caídos e barro na pista.
Lajeado
Em Lajeado, as chuvas intensas causaram alagamentos em várias ruas. Em apenas 30 minutos, choveu cerca de 35 milímetros, o que comprometeu o escoamento da água e complicou o trânsito nas primeiras horas da manhã.
Venâncio Aires
Em Venâncio Aires, a reportagem tentou contato com o Corpo de Bombeiros Militar para apurar as ocorrências registradas nas últimas horas, mas até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.