Bolsonaro quer privatizar a Petrobras e sugere economia de combustível
???? José Dias/PR
Pressionado para apresentar uma solução contra a escalada do preço dos combustíveis, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou hoje (14) a política de preços da Petrobras e disse que seu desejo é privatizar a estatal.
Bolsonaro também voltou a responsabilizar os governadores por parte do alto preço do gás de cozinha e dos combustíveis. “Essas verdades é que doem”, afirmou. No entanto, reconheceu que os governadores não podem zerar o ICMS. “Mas a cobrança do ICMS não pode ser feita com um percentual em cima do preço da bomba.”
O presidente afirmou que não consegue controlar o preço do combustível, já que iria incorrer em crime de responsabilidade, mas se queixou de novo que, em caso de aumento dos preços, a culpa sempre cai no seu colo – ônus que também recaía sobre outros presidentes. Para frear a alta dos preços, ele também disse que “seria bom se todo mundo ajudasse a economizar combustível”.
“É muito fácil, ‘aumentou a gasolina, culpa do Bolsonaro’. Eu tenho vontade, já tenho vontade de privatizar a Petrobras. Tenho vontade, vou ver com a equipe econômica o que a gente pode fazer”, disse o presidente em entrevista à Rádio Novas de Paz, de Pernambuco.
“Eu não posso, não é controlar, eu não posso melhor direcionar o preço do combustível, mas quando aumenta a culpa é minha”, reclamou.
O presidente esqueceu de mencionar que o preço dos combustíveis nas alturas ajuda a encher os cofres do governo federal, por meio do repasse de dividendos da estatal.
Gás custa quase o dobro
No ano, a gasolina acumula alta de 57,3%, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). O gás de cozinha já subiu cerca de 90% desde março.
A política de preços da Petrobras vincula os preços dos combustíveis e do gás às cotações do dólar e do petróleo no mercado internacional. Quando eles sobem, combustíveis e gás sobem junto. O dólar subiu quase 30% em 2020 e acumula alta de 6% neste ano.
A declaração de Bolsonaro vem após o ministro da Economia, Paulo Guedes, defender na véspera que o governo possa vender ações da petroleira estatal em momento de valorização dos papéis para distribuir parte dos ganhos à população mais vulnerável.
???? Com informações do Estadão e UOL.