Preços dos combustíveis

Bolsonaro decide remover do cargo presidente da Petrobras

Redação

Publicado segunda-feira, 28/03/2022, às 18:49

Compartilhar

O presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu demitir Joaquim Silva e Luna da presidência da Petrobras, segundo fontes do governo ouvidas pelo Estadão. O anúncio deve ser feito ainda nesta segunda-feira (28). O mais cotado para substituí-lo é o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires.

Bolsonaro irritou-se com com Silva e Luna pelo momento “inoportuno” do anúncio do mega-aumento dos combustíveis, neste mês.

A Petrobras pratica a chamada paridade de preços, ou seja, paga pelo produto o preço cobrado no mercado internacional e, por isso, repassa eventuais altas para refinarias, o que leva ao aumento de preços para o consumidor final.

Se confirmada, esta será a segunda vez que Bolsonaro muda o comando da Petrobras. Em fevereiro do ano passado, o presidente demitiu Roberto Castello Branco, também em um momento em que o preço dos combustíveis impactava sua popularidade.

Tanto Lula (PT) quanto Bolsonaro, os dois primeiros colocados nas pesquisas eleitorais para presidente da República, têm pensamentos semelhantes para a estatal do petróleo.

Ambos são adeptos do intervencionismo para que o preço dos combustíveis seja reduzido no mercado interno, uma política praticada pela última vez no governo de Dilma Rousseff (PT).


???? Clique aqui e receba notícias grátis pelo Telegram

???? Clique aqui e siga nossas redes sociais

Colabore com o jornalismo independente

Para doar qualquer valor, a nossa chave pix é o e-mail [email protected].

© Significa Comunicação Digital / 2019-2023

bravo