Bebê que recebeu leite na veia recebe alta
Após três meses internado no Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH), o pequeno Fagner Ravi dos Passos recebeu alta há uma semana. Nascido prematuro de 29 semanas em 15 de março de 2024, Fagner enfrentou complicações graves após receber leite em fórmula intravenosa em vez de soro no dia 18 de abril.
🟣 Siga nosso perfil no Instagram
🟢 Siga nosso canal no Whatsapp
O erro ocorreu durante um procedimento realizado por uma técnica de enfermagem, que foi afastada de suas funções. A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) informou que uma sindicância foi aberta e está em fase de instrução. No entanto, as investigações têm sido afetadas pelas enchentes na região, que dificultaram o comparecimento de diversos profissionais. Apesar disso, os trabalhos seguem em andamento.
Fagner nasceu no Vale do Sinos, mas sua família é de Venâncio Aires. Devido à prematuridade, o parto foi realizado em Novo Hamburgo. Após receber alta, a mãe de Fagner, Diulia Passos Magalhães, de 34 anos, retornou para Venâncio Aires com o filho e o marido. Ela relatou que, embora Fagner esteja bem, ele ainda enfrenta dificuldades respiratórias.
370 páginas
Ao chegar em Venâncio Aires, Diulia levou Fagner ao posto de saúde, onde ele foi atendido por uma pediatra. A médica revisou os prontuários hospitalares, que somam mais de 370 páginas, e encaminhou Fagner para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) para consultas com especialistas. “Talvez ele fique com alguma sequela, mas só depois que ele passar pelos médicos terei algum diagnóstico”, explicou Diulia ao jornal ABC, do Vale dos Sinos.
Fagner não precisa mais de sonda para se alimentar e está sendo amamentado com leite em fórmula, embora o processo seja demorado e cansativo para o bebê.
Além da sindicância interna no HMNH, a 1ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo também investiga o caso e instaurou um inquérito para apurar os fatos.