Assassinato em família se repete em Porto Alegre, Defesa Civil está em alerta para cheias e mais
Confira nos tópicos a seguir o noticiário resumido da noite desta quinta-feira (28), sobre o Rio Grande do Sul, o Brasil e o mundo.
Assassinato em família, seguido de suicídio, se repete na Capital
Pouco mais de 24 horas depois do crime em que um homem matou quatro familiares e se suicidou, Porto Alegre volta a registrar uma tragédia muito parecida. Por volta das 15h30 desta quinta-feira, um policial militar reformado teria atirado na esposa, no filho e no sobrinho e, em seguida, cometido suicídio, dentro de uma casa no bairro Agronomia.
De acordo com informações preliminares da imprensa porto-alegrense, o filho teria sobrevivido e pedido ajuda a vizinhos, aos gritos, dizendo que tinha uma bala na cabeça. Até as 18h de hoje, ainda não havia informações oficiais sobre a identidade das vítimas.
Defesa Civil está em alerta para cheias no RS
A Defesa Civil mantém o estado de alerta para municípios da Fronteira Oeste do RS, prejudicados pelo grande volume de chuva esta semana. Nesta quinta (28), o alerta foi emitido em relação ao Rio Ibirapuitã, em Alegrete, devido à possibilidade de alagamentos nas áreas ribeirinhas.
Em Quaraí, onde o rio transbordou e inundou casas, causando a retirada de 909 pessoas de suas residências, as águas começaram a baixar.
Congresso não consegue derrubar vetos presidenciais
O Congresso Nacional, em apreciação nesta quinta-feira (28), não conseguiu derrubar o veto presidencial a trechos do projeto de lei que proibia a divulgação, publicação ou disseminação de vídeos ou imagens de crimes de trânsito ou infrações. Ao vetar o dispositivo, o governo Bolsonaro (PL) argumentou que havia o risco de “censura prévia” de conteúdo.
Outros cinco vetos presidenciais foram mantidos por deputados e senadores. Entre eles, o artigo da proposta que criou o Estatuto da Pessoa com Câncer. O presidente Jair Bolsonaro vetou o trecho que estabelece como dever do Estado garantir o acesso de todos os pacientes aos medicamentos mais efetivos contra o câncer.
STF anula decisão de Bolsonaro sobre fundo do meio ambiente
Por 10 votos a 1, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional o decreto do presidente Jair Bolsonaro que alterou composição do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Meio Ambiente, criado em 1989 para apoiar projetos na área ambiental com recursos públicos.
Com a decisão, volta a valer o decreto de 2009, editado pelo ex-presidente Lula (PT), que inseriu a participação de entidades da sociedade civil, como ONGs, associações e movimentos sociais no conselho do fundo.
Brasil cria 136 mil empregos com carteira assinada em março
O Brasil fechou o mês de março de 2022 com a criação de 136.189 empregos formais, segundo balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apresentado nesta quinta-feira pelo Ministério do Trabalho e Previdência. O número é menor do que os 153.431 empregos novos gerados em março do ano passado. A região Sul teve saldo positivo de 33,6 mil vagas.
Órgão da ONU dá vitória de Lula sobre a Lava-Jato
O Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) concluiu que a investigação e o processo penal contra o ex-presidente Lula no âmbito da operação Lava-Jato violaram o direito de ser julgado por um tribunal imparcial, o direito à privacidade e os direitos políticos. As conclusões foram divulgadas nesta quinta-feira.
Formado por especialistas independentes que fiscalizam o cumprimento do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos e os seus protocolos (tratado internacional assinado e ratificado pelo Brasil), o comitê analisou denúncia apresentada pelo ex-presidente sobre a forma como foi levado a julgamento na Lava-Jato. Fonte: Agência Brasil.
Whatsapp enfrenta falhas técnicas no Brasil e no exterior
O Whatsapp está com problemas nesta quinta-feira. O site Downdetector, que reúne relatos sobre falhas em plataformas, começou a registrar notificações sobre instabilidade no aplicativo por volta das 17h. Pouco antes das 18h, eram mais de 6,4 mil reclamações entre usuários brasileiros e 7,8 mil nos Estados Unidos.
Jürgen Klopp renova contrato com o Liverpool até 2026
O técnico do Liverpool, Jürgen Klopp, um dos mais vitoriosos da atualidade, assinou a renovação de contrato de dois anos que o manterá no comando da equipe até 2026, informou o clube da Premier League nesta quinta-feira.
Klopp, cujo contrato anterior iria expirar em 2024, ajudou o Liverpool a conquistar os títulos da Liga dos Campeões e da Premier League desde a sua chegada à equipe, em 2015.
Hospital da PUC seleciona voluntários para teste de vacina contra a dengue
O Hospital São Lucas, da PUCRS, em Porto Alegre, selecionará novos voluntários interessados em participar dos testes da vacina contra a dengue. A pesquisa é desenvolvida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com o Instituto de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos desde 2009.
O Hospital São Lucas participa do estudo desde 2016. Serão selecionadas 700 pessoas, de 18 a 59 anos. Entre os voluntários que já participam da pesquisa não houve reações adversas. Os estudos revelaram que a vacina é segura e eficaz. Quando disponível, ela deverá ser aplicada em uma dose na vida e vai proteger contra os quatro tipos de dengue. Fonte: G1 RS.