Após morte de gaúcho, órgão federal anuncia mudanças no Cristo
O Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), órgão do governo federal, anunciou nessa quinta-feira (20) a instalação de uma ambulância UTI Móvel no Alto Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca. O serviço funcionará diariamente das 7h às 19h para atender visitantes do Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro.
A medida ocorre após a morte do gaúcho Jorge Alex Duarte, de 54 anos, que sofreu um infarto nas escadarias do monumento. A família da vítima denuncia que o posto de atendimento médico do Corcovado estava fechado no momento da emergência.
O gaúcho caiu desacordado nas escadarias do Cristo às 7h39 do último domingo (16). Até a chegada do Samu, passaram-se 34 minutos e 12 segundos. Imagens das câmeras de segurança mostram que, no momento do incidente, não havia socorristas no local.
Relatos de testemunhas e parentes indicam que a primeira profissional de saúde do Trem do Corcovado chegou somente depois da morte do turista, conforme apuração do portal G1.
Posto fechado
Segundo o presidente do ICMBio, Mauro Pires, o Parque Nacional registrou 100 mil visitantes em novembro do ano passado, com 54 atendimentos médicos, mas nenhuma remoção de urgência. O órgão investiga por que o posto de socorro não estava operando e pretende esclarecer o ocorrido para evitar novos incidentes.
A concessionária Trem do Corcovado, responsável pelo transporte ao monumento, tem contrato desde 2014 para manter o posto de primeiros socorros funcionando durante todo o horário de visitação. A investigação segue em andamento.