Após Alerta do Estado, Venâncio Aires proíbe eventos com público
Depois de aprovar o plano de ação da região de saúde de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires publicou nesta sexta-feira (28) um novo decreto com alterações dos protocolos sanitários de prevenção à covid-19. Nos próximos dias, o Município seguirá integralmente o decreto do Estado.
Assim, com relação a eventos, o que fica definido para os próximos dias é a suspensão de licenças eventuais para programações que envolvam a presença de público, mantendo apenas a autorização para eventos familiares ou aqueles promovidos por estabelecimentos que tenham alvará permanente, como boates e casas de shows.
Já os eventos autorizados, bem como parque aquáticos, competições esportivas, seminários, entre outras programações com público, deverão seguir protocolos sanitários, como uso de máscara cobrindo boca e nariz, evitar aglomerações, manutenção de ambientes arejados e a exigência da carteira de vacinação com status vacinal atualizado.
Neste ponto, não há nenhuma novidade em relação à legislação que já estava em vigor. O que havia era falta de fiscalização e conscientização promovidas pelo Poder Executivo, mesmo com o avanço exponencial das contaminações.
Isolamento
Começam a valer também novas regras de isolamento e quarentena. As orientações da nota informativa da Secretaria Estadual da Saúde, divulgadas nesta quinta-feira (27), foram acolhidas pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde de Venâncio Aires.
Entre as alterações, está o período mínimo de dias que a pessoa positivada deve permanecer em isolamento, que passa de cinco para sete dias (para quem estiver vacinado) e de, no mínimo, dez dias para quem não tenha se imunizado ou não esteja com o esquema vacinal completo.
A nota técnica também esclarece que é considerada como esquema vacinal completo a pessoa que tenha recebido duas doses, ou dose única da Janssen, e mais a dose de reforço, se estiver no período preconizado.
Também volta a ser recomendado o isolamento daqueles contatos próximos de pessoas que tiveram o diagnóstico para o coronavírus.