Após 85 anos, Escola Mariante encerra atividades
📸 6ª CRE/arquivo
A escola estadual de ensino médio Mariante, localizada em Vila Mariante, Venâncio Aires, encerrará suas atividades em dezembro deste ano, conforme decisão do governo do Estado. A escola deixa um legado de 85 anos na comunidade.
A estrutura foi severamente danificada pelas enchentes do rio Taquari, que comprometeram o funcionamento do educandário. Atualmente, os alunos recebem atendimento na escola Adelina Isabela Konzen, em Vila Estância Nova.
A diretora Naira Elisabeth Rosa lamentou o fechamento. “Sempre tivemos esperança de outro futuro, mas a enchente terminou com tudo”, destacou.
Histórico de problemas
Com cerca de 200 estudantes e 25 professores, a Mariante foi interditada em julho de 2022 pela 6ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas. Foi constatado que as instalações elétricas, como estavam, apresentavam riscos ao prédio e à comunidade escolar, como choques ou mesmo incêndio.
Devido ao risco e às obras, os alunos tiveram um período de Ensino a Distância (EaD) e, posteriormente, foram realocados no campus de Venâncio Aires da Universidade de Santa Cruz do Sul. No mês de abril de 2023, com a reforma feita, os alunos voltaram ao prédio da escola (foto acima).
Porém, as enchentes de maio deste ano atingiram toda a estrutura, inviabilizando seu funcionamento. Antes disso, em setembro e novembro de 2023, a comunidade local já havia sido assolada por outras duas grandes enchentes.
ℹ️ Gov. RS, Ines e RVA.