ANPD investiga rede de farmácias por uso indevido de dados de clientes
![](https://portalsignifica.com/wp-content/uploads/2025/02/Farmacias-Drogasil-Raia-fachada-Rovena-Rosa-Agencia-Brasil.jpeg)
📸 Rovena Rosa/Agência Brasil
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) notificou a rede de farmácias Raia Drogasil, o programa de fidelidade Stix e a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) sobre o uso de dados pessoais sensíveis dos consumidores.
A ANPD instaurou um processo administrativo sancionador contra a Raia Drogasil para apurar possíveis violações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A empresa é suspeita de coletar e utilizar dados sensíveis dos clientes para direcionamento de publicidade e obtenção de vantagem econômica.
A empresa terá que oferecer alternativas à biometria para a verificação de identidade no programa Univers, além de facilitar o acesso dos clientes às informações sobre o armazenamento de seus dados. Já a Febrafar precisará revisar suas políticas de privacidade e adequar suas práticas à legislação.
Em relação à Stix, o processo foi arquivado, mas a ANPD informou que poderá retomar a investigação caso surjam novos indícios de irregularidades.
ℹ️ Agência Brasil.