Vai subir quanto?

Agência reguladora adia novamente decisão sobre aumento de pedágio

Redação

Publicado quinta-feira, 26/09/2024, às 18:48

Compartilhar

📸 Rota de Santa Maria/arquivo

O aumento no valor do pedágio nas cinco praças da RSC-287, previsto inicialmente para o fim de agosto, foi adiado novamente. Após o adiamento para setembro, a expectativa agora é que a decisão sobre o novo valor só seja tomada pela Agência Estadual de Serviços Públicos Delegados (Agergs) em outubro. A demora está relacionada a questões técnicas e à falta de servidores na agência.

🟣 Siga nosso perfil no Instagram
🟢 Siga nosso canal no Whatsapp

Um dos principais motivos para o atraso é a complexidade do tema. Além da correção prevista em contrato, a concessionária Rota de Santa Maria obteve decisões favoráveis que permitem incluir nas tarifas obras milionárias que não estavam originalmente previstas. Esse cenário exige um estudo mais detalhado por parte da Agergs para determinar o novo valor do pedágio, segundo apuração do portal Gaz.

Outro fator que tem atrasado a deliberação é a sobrecarga de trabalho na Agergs. Com uma equipe reduzida e várias concessões para fiscalizar, a agência não tem conseguido cumprir os prazos. A correção da tarifa da Sulgás, por exemplo, também está atrasada devido à falta de pessoal.

Decisão política

A expectativa mais recente é que o novo valor do pedágio seja definido até o fim de outubro. Se fosse levar em conta apenas o que diz o contrato, qualquer estagiário da Agergs saberia calcular a nova tarifa em R$ 4,50 para carros de passeio, mas o número final ainda depende da análise técnica sobre aproximadamente R$ 50 milhões que a Rota de Santa Maria tem a receber em compensações devido ao péssimo estado da rodovia ao receber a gestão da EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias).

A questão também é política, pois envolve uma roleta russa para escolher quem vai pagar esta conta tão alta: a EGR, o governo do Estado (que é ‘dono’ da EGR) ou os usuários da RSC-287.

Sucateamento

Procurado pelo portal Gaz para comentar a escassez de servidores na Agergs, o governo do Estado se manifestou por meio de nota da Secretaria de Reconstrução Gaúcha e da Casa Civil. O Executivo informou que o projeto está em análise e que entidades representativas do setor serão consultadas antes do envio da proposta de aumento do pedágio.

Colabore com o jornalismo independente

Para doar qualquer valor, a nossa chave pix é o e-mail [email protected].

© Significa Comunicação Digital / 2019-2023

bravo