Pessoas nos telhados

Vale do Taquari vive mais um drama climático

Redação

Publicado terça-feira, 05/09/2023, às 08:57

Compartilhar

📸 Gov. Venâncio Aires

O Vale do Taquari sofre uma das piores inundações de sua história neste início de semana, em mais um episódio recente do clima inóspito que alterna seca, granizo, vendaval, enchentes, seca novamente…

Em Estrela, esta cheia vai estar entre a 6ª e a 3ª pior da história, a depender de quanto o Rio Taquari ainda subirá nesta terça-feira (5), segundo o Serviço Geológico do Brasil. A maior já registrada foi em 1941, quando o nível da água atingiu 29,92 metros. O governo de Lajeado estima que o rio hoje deve bater na marca de 28 metros.

📲 Mande ‘ok’ e siga nosso Whatsapp
📲 Siga nosso canal no Telegram

Em Venâncio Aires, que pertence ao Vale do Rio Pardo, a água do Rio Taquari começou a tomar conta das ruas e propriedades de Vila Mariante (foto mais acima) e arredores com mais intensidade no fim desta madrugada.

De acordo com a Defesa Civil, na manhã de hoje 13 pessoas desabrigadas ocupavam o ginásio de Linha Mangueirão. Ainda conforme o órgão, choveu 219 mm na Capital do Chimarrão, sem especificar o intervalo de tempo e em qual ponto de captação.

Ainda em Venâncio Aires, as aulas foram suspensas nas escolas municipais de ensino fundamental Nossa Senhora de Fátima, Coronel Tomaz Pereira e Bento Gonçalves. A RS-130 está interditada em Linha Chafariz e Itaipava das Flores. Quem necessitar de ajuda deve telefonar para 93505-5953 ou para o Corpo de Bombeiros, telefone 193.

Drama nos telhados

Em cidades como Muçum, Roca Sales, Teutônia e Encantado, no Vale do Taquari, a situação é muito mais dramática. Pessoas aguardavam resgate nos telhados enquanto ainda chovia e a água não parava de subir, durante a madrugada.

Prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais da região imploravam por resgate de helicóptero, mas as condições climáticas não permitiam voos. As aeronaves devem começar os resgates nesta manhã. Algumas autoridades definiram o cenário como “um caos”.

Lajeado

Em Lajeado, mais de 150 pessoas estão desabrigadas e ocupam ginásios municipais – outras 350 estão em casas de amigos e parentes. A cidade, nesta manhã, tem pelo menos 50 ruas interditadas.

As escolas estão funcionando em regime de plantão, pois muitos servidores foram afetados pela enchente. O prefeito Marcelo Caumo (PP) pediu aos pais que, se possível, deixem seus filhos em casa.

“As pessoas devem ficar em casa para facilitar o nosso atendimento de emergência”, solicitou a prefeitura, tendo em vista a circulação dos turistas da enchente, que atrapalham equipes de socorro e apoio.

Estrela

Em Estrela, a enchente atingiu várias ruas da cidade. De acordo com a Brigada Militar, o seu quartel no município teve que ser desmobilizado e o telefone 190 não está funcionando. Caso necessite ajuda da polícia militar, a população local deve telefonar para 98514-6840.

Sem aula

As aulas estão completamente suspensas em Arroio do Meio, Encantado, Estrela e Teutônia.

Colabore com o jornalismo independente

Para doar qualquer valor, a nossa chave pix é o e-mail [email protected].

© Significa Comunicação Digital / 2019-2023

bravo