Emei do bairro Xangrilá

Após oito anos, creche pública vai inaugurar com cerca de um terço da capacidade prevista

No dia 29 de maio, quando abrir suas portas, apenas 68 crianças serão recebidas, enquanto a capacidade máxima da Emei batizada de Vô Ismael é de 188 crianças

Redação

Publicado sexta-feira, 28/04/2023, às 18:09

Compartilhar

???? Gov. Venâncio Aires

Após oito anos alternando obras, paralisações, desculpas e consumindo cada vez mais dinheiro público à medida que o tempo passava, o governo de Venâncio Aires estabeleceu hoje (28) uma data para inaugurar a escola municipal de educação infantil (Emei) do bairro Xangrilá, maior creche do Município.

No entanto, mesmo após todo esse tempo e dinheiro, o educandário vai atender pouco mais de um terço de sua capacidade prevista. No dia 29 de maio, quando abrir suas portas, apenas 68 crianças serão recebidas, enquanto a capacidade máxima da Emei batizada de Vô Ismael é de 188 crianças.

Localizado na esquina das ruas Albino Füss e Henrique Myllius, o prédio de R$ 3,1 milhões tem 1.510 metros quadrados, 11 salas de aula, refeitório, cozinha, lactário, sala de amamentação e de recreação.

Para os primeiros atendimentos, a prefeitura contratou 11 professores, 12 monitores de educação básica e 3 agentes escolares. As primeiras turmas a receber atendimento na nova escola serão os níveis IA, IB, II e III.

Cinco meses depois

“As obras foram finalizadas e entregues em outubro do ano passado, quando iniciou o processo para mobiliar os espaços e a contratação de recursos humanos”, afirmou o governo municipal, em nota, nesta sexta-feira.

Duas destas licitações para equipar a escola ocorreram há pouco mais de uma semana (cinco meses depois do prédio estar pronto), para instalação de cortinas, de central de alarme, sistema de porteiro eletrônico e serviço de monitoramento 24 horas por dia.

“Gradativamente, com a capacidade técnica e profissional para atendimento, a escola deverá abrigar até 188 crianças, de zero a 5 anos de idade, em turno integral”, informou o governo local que, questionado por nossa reportagem, não respondeu quando a Emei chegará aos 100% de capacidade.

Presente atrasado

“Tendo em vista a necessidade do atendimento, determinamos que a obra fosse entregue como presente aos venâncio-airenses, no mês de aniversário do Município”, disse o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), sobre o um terço de presente que será entregue com atraso de seis anos. A cerimônia oficial de inauguração está agendada para o dia 31 de maio, às 19h.

Compartilhar

Colabore com o jornalismo independente

Para doar qualquer valor, a nossa chave pix é o e-mail [email protected].

© Significa Comunicação Digital / 2019-2023

bravo