Bolsonaro avalia que lucro da Petrobras está “muito alto” e derruba ações da estatal
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quinta-feira (28), durante sua aparição semanal nas redes sociais, que está buscando uma forma de mudar a política de preço dos combustíveis. Desde 2016, a Petrobras adota a chamada Política de Preços de Paridade de Importação, que vincula o preço do petróleo ao mercado internacional, calculado em dólar.
O presidente também avaliou que, por causa do modelo atual de definição dos preços, a Petrobras tem tido lucro “muito alto”. Após a fala de Bolsonaro, as ações da estatal despencaram mais de 4% na Bolsa de Nova Iorque. O modelo sugerido pelo presidente vai ao encontro da política de preços adotada no governo Dilma Rousseff (PT) e à função social do petróleo, praticada pelos recentes governos venezuelanos.
O lucro
A Petrobras anunciou nesta quinta-feira os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2021, com lucro líquido de R$ 31,1 bilhões, valor suficiente para pagar o Programa Bolsa Família de um ano inteiro para mais de 13 milhões de famílias ou equivalente a uma Mega-Sena da Virada por dia, em média.