Notícias curtas: renda cai no Brasil, governo cancela lançamento de Auxílio Brasil e mais
Os trabalhadores brasileiros com algum tipo de ocupação tiveram a pior renda média no segundo trimestre desde 2017. Foi o que mostrou um levantamento realizado pela consultoria I-Dados, com base em indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad). O estudo leva em consideração a renda com atividades formais ou informais, já descontada a inflação.
???? De última hora
O governo federal cancelou de última hora o evento de lançamento do Auxílio Brasil, o substituto do Bolsa Família. A cerimônia estava marcada para as 17h de hoje. O anúncio de que Jair Bolsonaro (sem partido) teria decidido subir o valor do auxílio para R$ 400 (uma derrota para a equipe econômica) repercutiu negativamente no mercado financeiro, com o dólar disparando e a Bolsa tombando mais de 3%.
???? Relatório paralelo
Na CPI da Covid, senadores da base aliada a Jair Bolsonaro resolveram apresentar um relatório paralelo, responsabilizando estados. O parecer foi elaborado pelo senador Marcos Rogério (DEM) e não tem indiciamentos. Todas as alegações de crime e responsabilização do governo federal e de Bolsonaro pela condução da crise de saúde são rebatidas no relatório de Marcos Rogério.
↩ PEC da Vingança
A Câmara dos Deputados pode votar na sessão de hoje (19) a chamada PEC da Vingança, proposta de emenda à Constituição que altera a composição do Conselho Nacional do Ministério Público e aumenta a politização do órgão que controla os procuradores da República. Segundo o texto, o conselho terá 17 integrantes, sendo 5 indicados ou eleitos pelo Poder Legislativo.
???????? Em três finais
A campeã olímpica Rebeca Andrade sobrou no primeiro dia do Mundial de Ginástica Artística na cidade de Kitakyushu (Japão) ao se classificar para as finais do salto, das paralelas assimétricas e da trave. É a primeira vez na história que uma brasileira assegura presença em três finais em um Mundial.
???? De volta, com vacina
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), informou hoje que os trabalhos presenciais na Casa serão retomados a partir de segunda-feira (25), após mais de um ano e meio de tramitações parcialmente a distância. Lira também informou que será obrigatória a apresentação da carteira de vacinação para os deputados que quiserem ingressar no Parlamento.