Covid já é maioria das internações na UTI do HSSM
A UTI do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), de Venâncio Aires, abriga, na manhã deste sábado (28), mais pacientes com covid do que qualquer outra doença. São cinco pacientes confirmados com coronavírus (55,6%) e quatro acometidos por outras enfermidades. As informações são do painel da Secretaria Estadual da Saúde, atualizado diariamente.
A Unidade de Terapia Intensiva do HSSM, segundo o painel, tem o total de 18 leitos habilitados. Portanto, o setor está com metade de sua capacidade ocupada neste sábado. Quanto aos leitos de enfermaria, o hospital de Venâncio tem uma pessoa confirmada com covid e uma criança com suspeita da doença internadas.
O predomínio de casos de coronavírus na UTI de Venâncio é único na região. Em Santa Cruz do Sul, dos 19 leitos para tratamento intensivo, nenhum deles está ocupado por paciente com covid. O mesmo ocorre nos hospitais de Estrela e Taquari.
Já em Lajeado, dos 19 leitos de UTI ocupados nesta manhã, dois atendem pacientes com confirmação de coronavírus, o que representa 10,5%.
Escalada de casos
Conforme dados do governo estadual, Venâncio Aires fechou esta semana com 110 novos contaminados pelo coronavírus, contra 29 na semana passada e 29 na semana retrasada.