Covid volta a apresentar forte tendência de alta em Venâncio
Nesta segunda-feira (23), a média móvel está em sete novos casos de covid por dia em Venâncio Aires. Este número é 172% mais alto do que a média móvel de 14 dias atrás. A forte tendência de elevação dos contágios não ocorria desde o fim de janeiro deste ano. Por enquanto esta média diária ainda entre os menores patamares desde o inÃcio da pandemia.
Conforme painel da Secretaria Estadual da Saúde, o Hospital São Sebastião Mártir atende nesta segunda-feira quatro pacientes em UTI e outros quatro em leitos de enfermaria, suspeitos ou confirmados de covid.
Gripe A
Hoje o governo de Venâncio Aires informou que um morador do MunicÃpio está hospitalizado com influenza A – ou gripe A.
Conforme a Fiocruz, existem quatro tipos da influenza: A, B, C e D. Para os humanos, os dois tipos que mais impactam a saúde são o A e o B. Os de tipo A são os conhecidos por causar emergências de saúde pública, como no caso da pandemia de 2009 (causada pelo vÃrus H1N1 da influenza A).
Ainda de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, a gripe A pode ser prevenida por meio da vacinação. Os imunizantes são disponibilizados pelo Programa Nacional de Imunizações. Porém, a procura pelas vacinas contra a gripe tem ficado muito abaixo do mÃnimo necessário para controlar a disseminação da influenza.
Dengue
O número de hospitalizações por dengue na Capital do Chimarrão caiu de três, na última quinta-feira (19), para uma nesta segunda-feira. Hoje o governo municipal informou que 286 pessoas positivaram para a doença desde o inÃcio do ano. Em menos de um mês, o número de diagnósticos positivos dobrou em Venâncio Aires, assim como as notificações.