Covid provoca nova morte e hospitalizações
A Secretaria Estadual da Saúde informou nesta quarta-feira (20) o óbito de uma mulher de 54 anos, moradora de Venâncio Aires, em consequência do coronavírus. O falecimento ocorreu na última segunda-feira (18). Desde o início da pandemia, a Capital do Chimarrão totaliza 145 vítimas fatais pela covid-19.
Os dados divulgados ontem pela Secretaria também apontam elevação nas hospitalizações por covid em Venâncio Aires. A UTI do Hospital São Sebastião Mártir abrigava três pacientes com suspeita ou confirmação da doença, na noite desta quarta. Este número não era registrado desde 24 de janeiro. Outras duas pessoas estão em leitos de enfermaria.
Desde 28 de março, o hospital da Capital do Chimarrão não tinha mais do que cinco pacientes internados com covid. Os próximos dias mostrarão se a elevação foi momentânea ou indica tendência constante de alta.
Informação zero
Nossa reportagem procurou o governo de Venâncio Aires na última segunda-feira para confirmar a morte de uma moradora. Embora a administração Jarbas da Rosa (PDT) tenha prometido divulgar boletins todas as segundas e quintas-feiras, naquele dia a assessoria respondeu: “não veio boletim hoje”.
O boletim diário compila os dados fornecidos pelo Hospital São Sebastião Mártir e pela Vigilância Epidemiológica do Município e, desde o início da pandemia, está sob responsabilidade da prefeitura.
No início da pandemia, o Hospital São Sebastião Mártir informou à nossa reportagem que os números diários seriam repassados exclusivamente pela prefeitura. Como o governo Jarbas resolveu não passar as informações rotineiramente (nem mesmo nos dias que havia prometido), os únicos dados oficiais diários sobre a pandemia vêm do governo do Estado e da União.