Venâncio Aires

“Nosso sistema de saúde estava desconstruído”, afirma prefeito

Redação

Publicado segunda-feira, 11/04/2022, às 18:42

Compartilhar

Nesta segunda-feira (11), em um texto informativo divulgado pela prefeitura de Venâncio Aires, o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) fez um balanço sobre o sistema de saúde do Município. Sem citar diretamente a administração anterior, ele disse que o sistema estava “desconstruído”.

De acordo com a gestão atual do Executivo, o número de atendimentos na rede pública da Capital do Chimarrão saltou 45% no comparativo dos primeiros meses de 2022 com o mesmo período de 2021.

A afirmação do prefeito e a divulgação dos dados vêm na esteira de uma semana na qual pacientes encheram as redes sociais de reclamações devido às filas nos pronto-atendimentos e à falta de horários de consultas nos postos, entre outras manifestações.

“Temos consciência de que há muito a se fazer. Nosso sistema de saúde estava descontruído, mas a gente está trabalhando. Prova disso é a instalação do Centro de Especialidades Médicas aqui na região central, com estruturas mais amplas para atender a comunidade”, afirmou o prefeito.

Conforme o governo municipal, o aumento de 45% no número de atendimentos deste ano, no período de 1º de janeiro a 8 de abril, ocorreu em função de demandas reprimidas na pandemia e ampliação na oferta de serviços e atendimentos.

O quantitativo leva em conta as consultas efetivadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e na UPA do bairro Cruzeiro. Conforme os relatórios, em 2021 foram 43.541 atendimentos, enquanto neste ano, no mesmo período, foram 63.545 – quase um atendimento por habitante.

A título de comparação, para ilustrar a importância do Sistema Único de Saúde, se cada atendimento destes fosse realizado em médico particular (sem convênio), o custo total seria de R$ 15,8 milhões nestes pouco mais de três meses, sem contar os exames e remédios gratuitos da rede pública.

Atendimentos

A seguir, o número de atendimentos na rede pública de saúde de Venâncio Aires a cada início de ano, de 1º de janeiro a 8 de abril.

  • 2018 >> 42.217
  • 2019 >> 45.656
  • 2020 >> 45.810
  • 2021 >> 43.541
  • 2022 >> 63.545

Meio a meio

Desde esta segunda-feira (11), metade das consultas de cada posto de saúde de Venâncio Aires será disponibilizada por agendamento e a outra metade de acordo com a necessidade do dia. A intenção é manter agenda disponível para casos de maior urgência, evitando que o paciente precise ir até a UPA ou ao Hospital São Sebastião Mártir.


???? Clique aqui e receba notícias grátis pelo Telegram

???? Clique aqui e siga nossas redes sociais

Compartilhar

Colabore com o jornalismo independente

Para doar qualquer valor, a nossa chave pix é o e-mail [email protected].

© Significa Comunicação Digital / 2019-2023

bravo