Manchetes do dia: festival recorre de decisão, juristas falam em censura e mais
Confira a seguir os assuntos que estão em destaque nas capas dos principais jornais e sites de notícias do Brasil na manhã desta segunda-feira (28).
???? Zero Hora
Lollapalooza e PT recorrem de decisão que proibiu manifestações políticas no festival
A produtora T4F Entretenimento, responsável pelo festival Lollapalooza, entrou com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste domingo (27) contra a decisão do ministro Raul Araújo de proibir manifestações políticas no palco do evento. A empresa sustenta que não tem como acatar a ordem, que censuraria fala dos artistas previamente, ao tentar vetar manifestações de preferência política.
???? O Globo
Juristas veem censura e criticam decisão do TSE que proibiu manifestações no Lollapalooza
A decisão do ministro Raul Araújo, do TSE, proibindo “manifestação de propaganda eleitoral ostensiva” durante as apresentações do festival Lollapalooza, foi criticada pelo ex-ministro Marco Aurélio Mello, que já presidiu o TSE e o Supremo Tribunal Federal (STF), por advogados eleitorais, e pela seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Marco Aurélio chamou a decisão, tomada a pedido do PL, o partido do presidente Jair Bolsonaro, de censura.
???? Correio do Povo
RS não registra mortes por covid-19 pela primeira vez em quase dois anos
O Rio Grande do Sul não registrou óbitos pela covid-19 neste domingo. É a primeira vez desde abril de 2020 que este índice é atingido, conforme o Painel Coronavírus RS, mantido pela Secretaria Estadual de Saúde. O número de pessoas que faleceram pela covid-19 permaneceu em 38.985 no Estado. A média móvel de mortes caiu para 13, menor número registrado desde janeiro deste ano.
???? UOL
‘No Ritmo do Coração’ ganha o Oscar de melhor filme de 2022
O filme “No Ritmo do Coração” surpreendeu a todos na noite de ontem e conquistou o Oscar de Melhor Filme de 2022. A obra tinha como principal adversário “Ataques dos Cães”.
???? Folha de S. Paulo
Will Smith ganha Oscar de melhor ator e pede desculpas após bater em Chris Rock
Will Smith ganhou o Oscar de melhor ator por “King Richard” minutos após um momento tenso em que levantou da cadeira na cerimônia do Oscar e bateu no comediante Chris Rock. Smith venceu competidores fortes, como Benedict Cumberbatch, Denzel Washington, Andrew Garfield e Javier Bardem.
???? Correio Braziliense
Helicóptero com Alcolumbre e governador do Amapá faz pouso forçado
Neste domingo, o helicóptero que transportava o senador Davi Alcolumbre (União) e o governador do estado do Amapá, Waldez Góes precisou fazer um pouso de emergência em uma floresta entre os municípios de Laranjal do Jari – de onde partiu após agenda dos dois políticos – e Mazagão, localizado no sul amapaense. Ninguém se feriu.