Notícias curtas: Moraes intima o Telegram, conversa pela paz, EUA afrouxam máscaras e mais
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta sexta-feira (25) a suspensão dos perfis do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos no aplicativo de mensagens Telegram, sob pena de bloqueio da plataforma no País.
O Telegram tem prazo inicial de 24 horas para suspender os perfis do usuário investigado. O ministro é relator do inquérito sobre as milícias digitais na Corte.
????️ Cessar-fogo
Rússia e Ucrânia discutem um local e uma data para dar início às conversas de cessar-fogo. Nesta sexta-feira, o porta-voz do governo ucraniano, Sergii Nykyforov, confirmou que o país aceitou a proposta da Rússia para negociar o fim do conflito.
???? Trem da partida
A Embaixada do Brasil em Kiev, na Ucrânia, anunciou, na tarde desta sexta-feira, que um trem vai partir da capital com destino à cidade de Chernivtsi, no oeste do país, que fica nas proximidades da fronteira com a Romênia. Essa é a primeira opção viabilizada pelo Itamaraty para a retirada de brasileiros do país em guerra com a Rússia.
???????? Novas ameaças
A Rússia ameaçou nesta sexta-feira o que chamou de tentativas do Ocidente de incluir na Otan tanto a Finlândia como a Suécia, países conhecidos pela neutralidade, e alertou para as “sérias consequências”, inclusive de ordem militar, de uma adesão desses países à Aliança Atlântica.
???? Começo do fim
A mais alta agência de saúde dos Estados Unidos revisou nesta sexta-feira de forma drástica suas diretrizes para o uso de máscaras para conter a transmissão da covid-19, uma decisão que significa que a maioria dos americanos estarão livres de usá-las em ambientes fechados, inclusive as crianças em idade escolar.
???? Morte do irmão
A Polícia Civil de Santa Catarina afirmou que Leandro Barcellos Freda, 39 anos, irmão do jogador Taison, do Inter, invadiu o apartamento de uma moradora antes de ser morto em um condomínio, no norte de Florianópolis, no último domingo (20).
Segundo a investigação, o homem estaria em surto e foi contido por moradores. A causa da morte deve ser indicada por um laudo pericial.
???? Troca na PF
O delegado Paulo Maiurino foi substituído do comando da Polícia Federal (PF), nesta sexta-feira, por Márcio Nunes, que era o ‘número dois’ do Ministério da Justiça.
A troca pegou de surpresa delegados da corporação, e o motivo da alteração de comando não foi divulgado pelo ministro Anderson Torres, da Justiça. Maiurino foi o quarto dirigente da PF no mandato do presidente Jair Bolsonaro (PL).
???? Adeus ao repórter
O País e o jornalismo perderam, nesta sexta-feira, o seu mais destacado e influente repórter-fotográfico em atividade na cena política. Dida Sampaio, de 53 anos, documentou com intensidade o período democrático a partir de Brasília. Dida morreu em consequência de um aneurisma e um AVC e lutou pela vida nos últimos treze dias.
???? Com informações da Agência Brasil, GZH, Estadão e Band News.