Hospitalizações de crianças preocupam Venâncio Aires e região
Ano começou com 20 crianças internadas em leitos clínicos para covid no Estado; ontem eram 103
O Posto de Saúde Central de Venâncio Aires vai vacinar crianças dos 9 aos 11 anos nesta sexta-feira (28). E neste sábado (29) haverá mutirão de vacinação de crianças de 8 a 11 anos, sem comorbidades, das 7h30 às 11h30, também no posto.
Até a manhã desta quinta-feira (27), apenas 118 doses haviam sido aplicadas, o que preocupa a Secretaria de Saúde pela baixa procura, pois as crianças são consideradas o novo grupo prioritário.
“Em reunião dos comitês regionais, especialistas têm ressaltado o grande índice de contaminação de crianças e o agravamento de casos. Precisamos conscientizar os pais para a importância dessa vacinação”, destacou a prefeita em exercício e enfermeira, Izaura Landim (MDB).
De 4 a 5 vezes mais
Conforme dados apurados pelo Portal Significa, nesta quinta-feira, junto ao banco de dados do governo estadual (veja nas imagens abaixo), o ano começou com 20 crianças internadas em leitos clínicos para covid em solo gaúcho, ontem eram 103 e hoje baixou para 88, entre casos suspeitos ou confirmados.
Se nos leitos clínicos houve melhora de ontem para hoje, o mesmo não se pode dizer sobre as internações de crianças em UTI covid. No primeiro dia de 2022 eram 12 em estado grave, ontem eram 38 e hoje são 42, entre suspeitas e confirmações. Como mostra o gráfico das UTIs, são quatro dias consecutivos de alta.
Vales
Na região dos vales, que tem como cidades de referência Santa Cruz do Sul, Lajeado e Cachoeira, não há criança em UTI covid, mas três estão em leitos clínicos, uma delas é um menino de Venâncio Aires que tem menos de 1 ano de idade.
O número já foi maior: no último domingo (23), oito crianças estavam em leitos clínicos covid na região dos vales.