Oito meses e meio depois, primeira casa é entregue a vítima de enchente
📸 Gov. Venâncio Aires
Após mais de oito meses da enchente de maio no Rio Grande do Sul, uma família de Venâncio Aires finalmente recebeu a primeira casa. Apesar da alardeada parceria entre prefeitura e governo estadual para construir casas na localidade de Estância Nova, coube ao governo federal a entrega da primeira chave.
O contrato foi assinado nessa terça-feira (14), em Lajeado, pela Caixa, Secretaria Nacional de Reconstrução e prefeitura de Venâncio Aires.
A beneficiada foi Tais de Souza, moradora de Vila Mariante, que escolheu seu novo lar no bairro Santa Tecla, onde viverá com o esposo Gabriel e o filho Bernardo, de 12 anos (família na foto).
Apenas 21
Segundo a Defesa Civil Nacional, 309 residências foram destruídas na cidade e 21 famílias já tiveram a documentação aprovada para a compra de novos imóveis.
As casas, com valor máximo de R$ 200 mil e pagas pela União, são destinadas a famílias das faixas 1 e 2 de renda, com ganho bruto de até R$ 4,7 mil por mês. Outras cinco famílias já escolheram seus imóveis e aguardam o trâmite junto à Caixa.
Enquanto isso, se arrasta também a parceria entre o Município e o Governo do Estado para construir 52 casas no bairro Battisti.