Previsão aponta mudança radical do tempo neste domingo
📷 Richard Dettenborn/Significa/arquivo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas vermelhos de tempestades para o Rio Grande do Sul neste domingo (1º), abrangendo todo o Estado em duas fases. Ambos indicam “grande perigo”, com previsão de chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo, contrastando com o céu azul da manhã dominical.
Em Venâncio Aires, o primeiro ciclo das tempestades está previsto para chegar a partir das 14h30 de forma esparsa. Mas a fase mais duradoura deve começar no fim da tarde. A segunda-feira (2) já deve amanhecer sem chuva, apenas com vento, de moderado a forte.
Para o Rio Grande do Sul como um todo, são dois mapas de alerta vermelho. No primeiro deles, para a metade Sul, o risco começa às 14h e vai até a meia-noite deste domingo. O Inmet prevê chuva superior a 60 milímetros por hora nessa região do mapa e ventos superiores a 100 km/h. Também pode cair granizo de forma ocasional.
“Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário”, afirma o Inmet.
Para a metade Norte, os riscos e as previsões são os mesmos. A diferença é que o aviso para esta parte do Estado começa às 18h desse domingo e vai até as 7h desta segunda-feira. Cidades como Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul e Lajeado estão na área de transição entre os dois mapas de alerta de grande perigo.