Homem morto na Praça dos Três Poderes é de Santa Catarina
📸 Rede social/reprodução
Francisco Wanderley Luiz, 59 anos, morreu nessa quarta-feira (13) à noite, minutos depois de acionar artefatos explosivos em seu carro, próximo à Praça dos Três Poderes, em Brasília. O veículo incendiou a cerca de 300 metros da Esplanada dos Ministérios, enquanto Francisco foi achado morto em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Francisco, natural de Rio do Sul (SC) e conhecido como “Tiu França,” era filiado ao Partido Liberal (PL) e candidato a vereador em 2020, quando obteve apenas 98 votos em sua cidade natal, conforme apuração do jornal Folha de S. Paulo.
Sem antecedentes criminais, ele se descrevia nas redes como empreendedor e investidor. Em entrevista ao portal Metrópoles, seu filho relatou que o pai estava distante há meses e planejando uma viagem ao Chile.
Nas redes sociais, o homem encontrado morto fez postagens insinuando ameaças com bombas e referindo-se à Polícia Federal. Em uma das mensagens, disse que a instituição teria “72 horas para desarmar a bomba.” Em outras postagens, usou termos como “revolução” e mencionou o 15 de Novembro, relacionando a data a uma suposta transformação política no Brasil.