Venâncio marca mutirão de vacinas anticovid
Venâncio Aires prepara para o próximo sábado (8) um mutirão de vacinação contra a covid-19, no centro da cidade. Das 8h às 12h, na Travessa São Sebastião Mártir, serão oferecidas doses 1, 2 e 3 para atualização do calendário vacinal para pessoas acima de 12 anos de idade. Em nota à imprensa, a prefeitura não divulgou quais são os intervalos atualmente adotados para as doses 2 e 3.
Até o momento, segundo o governo local, 97,4% da população vacinável já recebeu a 1ª dose da vacina em Venâncio Aires. No entanto, a segunda dose atingiu 84,8% da população e a dose de reforço apenas 11,2%.
“É muito importante completar o esquema vacinal, especialmente neste momento de aumento no contágio. A vacina já se mostrou eficiente no controle de casos leves”, destacou o secretário de Saúde, Tiago Quintana.
A afirmação do secretário vai contra o cenário epidemiológico atual da região e dos locais onde a variante ômicron já predomina. Segundo os principais epidemiologistas do Brasil e da Organização Mundial da Saúde, com a chegada da ômicron, as vacinas perderam eficiência contra casos leves e novas contaminações, mas continuam evitando casos graves e mortes.
O Portal Significa questionou a assessoria de comunicação da prefeitura se a afirmação do secretário está correta, mas não houve resposta.
Atualização
Às 18h48 desta quarta, a assessoria informou que a frase do secretário não estava certa no texto enviado à imprensa. A afirmação correta diz que “a vacina é eficiente, resultando em casos leves”.