Prédio histórico virou depósito

Governo abre licitação para reformar o Sucatão Cultural

Redação

Publicado segunda-feira, 01/07/2024, às 18:04

Compartilhar

📷 Gov. Venâncio Aires/arquivo

O governo de Venâncio Aires publicou na semana passada a abertura de uma licitação para a revitalização do histórico Casarão que um dia já foi a Secretaria Municipal de Cultura.

Situado na esquina das ruas Osvaldo Aranha e Reinaldo Schmaedecke, o prédio de 1920 está destinado a uma reforma abrangente, com valor estimado de R$ 497.716,81 e um prazo de execução de 240 dias. A empresa vencedora da licitação deverá ser conhecida no dia 12 de julho.

🟣 Siga nosso perfil no Instagram
🟢 Siga nosso canal no Whatsapp

O Casarão, que durante o governo de Jarbas da Rosa (PDT) foi relegado ao papel de depósito de itens antigos do governo municipal, tornou-se também um abrigo não oficial para moradores de rua e um ponto de descarte de lixo. A calçada ao redor do edifício é o retrato do improviso: onde faltam pedras, alguém preencheu com cimento ou restou o buraco para crescer mato.

Sucatão Cultural

No memorial descritivo anexado à licitação, o governo mesmo admite a grave deterioração do Sucatão Cultural, que vai desde problemas estruturais até questões estéticas.

As paredes de alvenaria estão fissuradas em vários pontos, reflexo do deslocamento da fundação. A estrutura de madeira do telhado está comprometida, com vigas em péssimo estado de conservação. Reboco e pintura mostram sinais de degradação, enquanto o forro e rodaforro de diversos ambientes estão deteriorados. O piso de madeira apresenta desgaste significativo, com muitos barrotes estruturalmente comprometidos.

Colabore com o jornalismo independente

Para doar qualquer valor, a nossa chave pix é o e-mail [email protected].

© Significa Comunicação Digital / 2019-2023

bravo